Quem sou eu

Minha foto
Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brazil
HISTÓRICO PROFISSIONAL: Sou formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Teófilo Otoni em 1992. Sou professora das redes estadual e municipal desde o ano de 1990. SOU PROFESSORA Acho que ensinar é arte. E que aprender também.Sinto-me como uma sementinha, que ao ser lançada ao chão fértil, nasce, cresce, floresce e passa a dar novas sementes. Acho a tarefa de educar muito difícil, mas sei que o que nos dá prazer, muitas vezes é dificultoso mesmo, e apesar de todas as barreiras sinto-as transponíveis, todas. E olha que nesses meus vinte anos de história, não foram poucas. Sou uma guerreira, em todos os sentidos, luto pelo que quero e sempre consigo. Sinto isto porque sei que a presença do Senhor é constante na minha vida, e sou grata a Ele por isto.

terça-feira, 13 de abril de 2010

OFICINA 9 DA TP 5

No dia 26 de setembro de 2009 realizamos a oficina 9, referente às unidades 17 e 18 da TP 5.O estudo desta TP é baseado na compreensão do estilo e coerência textual.

Iniciei este encontro com a “Dinâmica do Amor”. Discutimos sobre como levar o amor à sala de aula e combinamos que faríamos o mural interativo com outros professores dos outros turnos.

Depois passamos à discussão sobre a realização dos avançando na Prática na sala de Aula. Neste encontro estava presente a representante da SRE e houve um desabafo dos professores. Salientaram que está difícil conciliar a Escola, e o Gestar, devido ao grande número de trabalho.

Afirmaram que não há dificuldade em aplicar as atividades do Gestar, entretanto salientaram que nem todas as oficinas podem ser repassadas ao aluno. Há aspectos teóricos muito complexos e até mesmo o cursista tem dificuldade.

Ressaltei sobre os nossos encontros e que o nosso plano de estudo é justamente para que selecionemos o que deve ser levado para a sala de aula.

Fizemos ao final da aula um replanejamento dos plantões e das visitas à escola.

Os professores concluíram que os alunos gostam das atividades do Gestar porque os textos são clássicos e isso tem ajudado muito na sala de aula

Expliquei aos professores a importância do conhecimento prévio pelo nosso aluno. E que devemos levar para a sala de aula textos que retratam a sua realidade, mostrando a eles as palavras adequadas no processo de comunicação.

Com relação à oficina, encontramos uma solução diferente para a atividade que deveríamos realizar: Como a nossa clientela não tem conhecimento sobre Furnas, a garça, a soja, que não são elementos comuns para o nosso aluno, não é algo do dia-a-dia, resolvemos buscar outra propaganda educativa publicitária e fizemos uma adaptação.

Entretanto, também foi nos dada a sugestão de antes, da apresentação do tema apresentado na TP, explorarmos o vocabulário e o tema como um todo, com a introdução de outros textos relativos ao mesmo assunto.

Felizmente, os professores que tem sido assíduos em nossos encontros avaliaram positivamente a oficina, pois acreditam que a troca de experiências é um fator que enriquece a prática pedagógica.

Nenhum comentário: