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Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brazil
HISTÓRICO PROFISSIONAL: Sou formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Teófilo Otoni em 1992. Sou professora das redes estadual e municipal desde o ano de 1990. SOU PROFESSORA Acho que ensinar é arte. E que aprender também.Sinto-me como uma sementinha, que ao ser lançada ao chão fértil, nasce, cresce, floresce e passa a dar novas sementes. Acho a tarefa de educar muito difícil, mas sei que o que nos dá prazer, muitas vezes é dificultoso mesmo, e apesar de todas as barreiras sinto-as transponíveis, todas. E olha que nesses meus vinte anos de história, não foram poucas. Sou uma guerreira, em todos os sentidos, luto pelo que quero e sempre consigo. Sinto isto porque sei que a presença do Senhor é constante na minha vida, e sou grata a Ele por isto.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 6, realizada em 04/07/2009

Neste encontro houve algumas reclamações dos professores no que se refere ao apoio que a escola tem dado ao cursista, ao suporte para a realização das atividades do Gestar. Alguns disserem que o material didático necessário para realização das aulas não está sendo fornecido pela escola e que os mesmos estão tendo que comprá-lo.
Não encontraram dificuldades para realizar as atividades propostas, elogiaram a proposta mas se queixaram do desinteresse dos alunos.

A gente não pode deixar de registrar:

Pude perceber neste encontro que os professores das nossas escolas realizam muitos projetos interdisciplinares. Na Escola Geraldo Landi a professora de Língua Portuguesa, juntamente com a de Geografia e matemática criaram o"Guia Turístico", Livro pesquisado e confeccionado pelos alunos. Projeto que deu certíssimo!! Parabéns a todos!

O encontro

Os professores se dividiram em dois grupos para analisar o texto "composição - O salário mínimo".
Os dois grupos apresentaram debate oral bastante argumentativo do ponto de vista técnico. Os professores demonstraram ter conhecimento do assunto. O primeiro grupo abordou que por ser um texto muito técnico, um aluno não teria condição de criar aquele texto.
O outro grupo argumentou que o texto, ao ser trabalhado nasce a partir de um conhecimento prévio. Que o aluno demonstra falta de conhecimento ao falar da sexta básica, da mesada.
Também suscitaram o questionamento que há alunos que não dão conta de fazerem determinadas atividades (a qualidade da clientela) e que o aluno fica desestimulado por não conseguir acompanhar. A grande maioria não tem interesse.
Abriu-se a discussão a respeito dos modos verbais e com relação ao texto preditivo: se este utiliza os verbos no presente do subjuntivo ou no futuro do presente do indicativo. Muito interessante!!

A Cada encontro vejo que os professores estão inteirados com o Gestar, que estão interessados e há uma grande troca de experiências entre os professores. O Gestar chegou e, de forma positiva, vem transformando os educadores, o que é muito gratificante.

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